Automação industrial
Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objectivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias-primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.
Entre os dispositivos electrónicos que podem ser aplicados estão os computadores ou outros dispositivos capazes de efectuar operações lógicas. Estes equipamentos em alguns casos, substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar.
É largamente aplicada nas mais variadas áreas de produção industrial.
Alguns exemplos de máquinas e processos que podem ser automatizados são listados a seguir:
– Indústria automobilística:
- Processos de estampagem (moldagem de chapas ao formato desejado do veículo)
- Máquinas de solda
- Processos de pintura
– Indústria química:
- Dosagem de produtos para misturas
- Controle de pH
- Estações de tratamento de efluentes
– Indústria mineira:
- Britagem de minérios
- Centrais de Pelotização
- Carregamento de vagões
– Indústria de papel e celulose:
- Corte e descascamento de madeira
- Branqueamento
- Corte e embalagem
- Embalagens em todas as indústrias mencionadas
A parte mais visível da automação, actualmente, está ligada à robótica, mas também é utilizada nas indústrias química, petroquímicas e farmacêuticas, com o uso de transmissores de pressão, vácuo, temperatura e outras variáveis necessárias. A Automação industrial visa, principalmente, a produtividade, qualidade e segurança de um processo.
Uma contribuição adicional importante dos sistemas de Automação Industrial é a ligação do sistema de supervisão e controle com sistemas corporativos de administração das empresas. Esta conectividade permite o compartilhamento de dados importantes da operação diária dos processos, contribuindo para uma maior agilidade do processo de decisão e maior fiabilidade dos dados que suportam as decisões dentro da empresa para assim melhorar a produtividade.